No 50 - 8 de outubro de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Novos membros fortalecem o movimento

Neste mês de outubro, a Coalizão Brasil ultrapassou o marco de 250 membros. Apenas em 2020, ano em que o movimento completa cinco anos de trajetória, foram mais de 40 novas adesões, um aumento de cerca de 20%.

A chegada dessas organizações consolida a Coalizão como um dos maiores fóruns sobre clima, florestas e agricultura da sociedade brasileira, reunindo representantes de todos os setores do País em prol de uma economia de baixo carbono, na qual produção agropecuária e conservação ambiental caminham juntas.

O fortalecimento dessa rede reafirma nosso princípio de que, mesmo em um momento de tantas preocupações com o desmatamento e as queimadas, a união e o diálogo são o único caminho possível.

A chegada de novos integrantes repercutiu na mídia nos últimos dias, assim como o lançamento das 6 Ações para a Queda Rápida do Desmatamento, documento enviado pela Coalizão ao Presidente da República, ao Vice-Presidente, Ministérios, lideranças no Senado e na Câmara de Deputados, Governadores, embaixadas e Parlamento Europeu, em 15 de setembro.

As ações foram elaboradas por um comitê especial do Grupo Estratégico da Coalizão e lideranças do Fórum de Diálogo Desmatamento. Um dos principais autores das ações, Paulo Moutinho, pesquisador sênior do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e um dos líderes do Fórum, comenta, em entrevista a este Boletim, cada uma das ações e os resultados esperados. “Pelo que aprendemos como sociedade ao longo dos últimos anos, não era de se esperar um aumento de desmatamento no nível que estamos vendo hoje. Aprendemos quais são as ações efetivas para a derrubada rápida do desmatamento. Algumas estão no documento que a Coalizão elaborou”, afirma.

No âmbito internacional, a Coalizão se fez presente na Climate Week de Nova York, com a iniciativa Amazônia Possível, um chamado ao setor privado na busca por um caminho que reforce o combate à ilegalidade e gere desenvolvimento na região amazônica. O movimento participou do evento de lançamento internacional dos 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável e lançou o estudo Rastreabilidade da Cadeia da Carne Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades, com 42 recomendações para o fortalecimento do controle da qualidade ambiental da carne.

Em seu segundo webinar da série em parceria com a Fundação Dom Cabral, Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), a Coalizão promoveu um debate sobre Meio ambiente e as Relações Internacionais em 24 de setembro. O próximo encontro da série terá como tema “O impacto da eleição americana nas relações internacionais” e acontecerá no dia 27 de outubro, às 18h.

Boa leitura!

Coalizão Brasil chega a 250 membros

Neste ano, o movimento se fortaleceu e recebeu a adesão de mais de 40 novos membros, totalizando mais de 250 representantes do setor privado, financeiro, sociedade civil e academia. Leia mais »

Coalizão Brasil lança 6 ações para a queda rápida do desmatamento

Diante do agravamento do cenário do desmatamento, em especial na Amazônia Legal, a Coalizão Brasil elaborou seis ações estratégicas para reduzir, de forma rápida e permanente, a derrubada da floresta. Se cumpridas, os efeitos dessas ações poderão ser sentidos em poucos meses. Leia mais »

Entrevista: Conhecimento, sociedade mobilizada e vontade política são essenciais para derrubar o desmatamento

Paulo Moutinho, pesquisador sênior do Ipam e um dos líderes do Fórum Desmatamento, da Coalizão, fala sobre as seis ações propostas pelo movimento para a queda rápida do desmatamento na Amazônia Legal e os resultados esperados. Conhecimento, demanda social e vontade política são os elementos que podem fazer com que as soluções aconteçam rapidamente, como já ocorreu no passado. Leia mais »

Reuniões dos Fóruns de Diálogo

Em outubro, acontece, totalmente on-line, a terceira rodada de reuniões dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil. Confira dias e horários:
• 20/10, das 14h às 16h – Fórum Desmatamento
• 22/10, das 14h às 16h – Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos

• 28/10, das 10h às 12h – Fórum Floresta Nativa
• 28/10, das 14h às 16h – Fórum Agropecuária e Silvicultura

Faça sua inscrição aqui

Webinar apresenta avanços da plataforma de dados de restauração e reflorestamento

A Coalizão promoveu o webinar “Observatório da Restauração e Reflorestamento”, para apresentar os avanços na estruturação da plataforma que tem como objetivo qualificar e integrar, em uma base única, os principais dados sobre restauração e reflorestamento silvicultural disponíveis para o território brasileiro. Leia mais »

Webinar discute a imagem internacional do Brasil

Meio ambiente e Relações Internacionais foi o tema do segundo webinar da série “O Brasil no mundo”, realizada pela Coalizão Brasil e pela Fundação Dom Cabral, com apoio da Abag e da Ibá. Leia mais »

Amazônia Possível completa um ano na Climate Week de Nova York

A iniciativa Amazônia Possível, um chamado ao setor privado na busca por um caminho que reforce o combate à ilegalidade e gere desenvolvimento na região amazônica, completou um ano e promoveu um webinar na Climate Week de Nova York para lançar os 10 Princípios Empresariais para uma Amazônia Sustentável, documento norteador para empresas que queiram atuar na região de forma sustentável e responsável. Leia mais »

Estudo mostra que é possível monitorar origem da carne na Amazônia e no Cerrado

A Coalizão Brasil e a iniciativa Amazônia Possível lançaram o estudo “Rastreabilidade da Cadeia da Carne Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades” em webinar durante a Climate Week de Nova York, no dia 23 de setembro. Uma das principais conclusões desse documento é que o País tem como monitorar e garantir a produção de carne livre de desmatamento ilegal. Leia mais »

Informes

Webinar Marco regulatório e o plantio de florestas nativas para fins econômicos – Em parceria com o WRI Brasil, a Coalizão lança o estudo “Implicações da legislação brasileira na atividade de plantio de florestas nativas para fins econômicos”, com apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Diálogo Florestal. Dia 15 de outubro, às 11h, no YouTube da Coalizão Brasil

Reuniões do Grupo Estratégico – Em 2020, a Coalizão já teve 14 reuniões do Grupo Estratégico que, até 2019, se reunia, em média, quatro vezes ao longo do ano. Esse maior envolvimento do GE indica o alto engajamento da liderança e uma agenda de trabalho bastante dinâmica e ativa. Nessas reuniões, a estratégia de advocacy e a sustentabilidade financeira do movimento são alguns dos principais temas. Até o final no ano, estão previstas mais duas reuniões do GE, que têm como objetivo traçar as principais diretrizes do movimento.

Agenda

•VI Seminário Internacional de Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico
20 a 22 de outubro de 2020
Realização: IGT/UNICAMP
Local: online
Mais informações aqui

5ª CNMA - Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
26 a 29 de outubro de 2020, das 9h30 às 13h00
Realização: Transamerica Expo Center
Local: online
Mais informações aqui

Reunião do Grupo Estratégico
01 de dezembro de 2020, das 14h00 às 16h30
Local: on-line

2ª Plenária da Coalizão
02 de dezembro de 2020, das 14h00 às 16h30
Local: on-line

Adesões recentes à Coalizão

100% Amazonia
ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
Abrapalma - Associação Brasileira de Produtores de Óleo de Palma
Agência Ambiental Pick-upau
Bem Comunicar
Bichara Advogados
BioRevita
Bradesco
BRF
Chipsafer
CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental
Green Nation
Instituto Igarapé
Instituto SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável
Itaú Unibanco
Mauá Capital
Nestlé
Pure Brasil
Santander
UNICAFES - União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária
Viveiro Carobinha

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br