No 48 - 20 de julho de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

Juntos em tempos difíceis

A pandemia da Covid-19 afetou a todos, das mais diversas maneiras. Mas também fez surgir um foco maior da sociedade nos temas socioambientais e econômicos e isso se refletiu, também, na Coalizão Brasil. Os membros dos Fóruns de Diálogo e das Forças-Tarefa seguiram fortemente engajados em suas metas e iniciativas, como mostraram as reuniões gerais ocorridas em junho e a realização de um webinar sobre os desafios e oportunidades da silvicultura de espécies nativas.

Alguns frutos foram colhidos, também, como a conquista de avanços no crédito rural. Por meio de diálogos realizados por membros das Forças-Tarefa da Coalizão com ministérios e o Banco Central, foi possível promover a adequação ao Código Florestal e as tecnologias de baixo carbono na agricultura.

É um exemplo da força que têm as propostas que chegam ao governo já chanceladas por diferentes setores da sociedade, como lembra Laura Lamonica, coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão, em entrevista neste boletim.

Apesar desses avanços, a escalada do desmatamento e da pandemia preocupam a Coalizão. Os povos indígenas enfrentam uma situação crítica e a Coalizão se manifestou publicamente sobre esse tema, reforçando a urgência da implementação do Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios Indígenas e ações para conter a invasão  nessas áreas.

Coalizão Brasil vê avanços no crédito rural

Avanços importantes na área de crédito rural foram conquistados nos últimos dias, fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Forças-Tarefa Crédito Rural e Finanças Verdes da Coalizão. Já incorporados no Manual do Crédito Rural, eles podem acelerar a adequação ao Código Florestal e a adoção de tecnologias de baixo carbono na agricultura. As mudanças já estão em vigor para todas as instituições financeiras. Leia mais »

Coalizão Brasil pede proteção aos povos indígenas contra pandemia e ilegalidade

No contexto da pandemia da Covid-19 e aumento do desmatamento, a Coalizão Brasil pediu, em manifesto, a atenção do governo e da sociedade para a situação dos povos indígenas no país. O movimento reforçou a importância de se implementar o mais breve possível o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos Territórios Indígenas e ações para conter a invasão nessas áreas. Leia mais »

Fóruns de Diálogo realizam segunda rodada do ano de reuniões gerais

Os Fóruns de Diálogo realizaram, entre os dias 24 e 30 de junho, a segunda rodada de reuniões gerais do ano, para uma atualização e alinhamento das ações e dos trabalhos das forças-tarefa. Os encontros on-line tiveram em média 65 participantes cada um, o que mostrou que, mesmo em tempos de pandemia, o engajamento dos membros seguiu forte. Confira os principais pontos. Leia mais »

Participe dos Fóruns de Diálogo

Só no primeiro semestre de 2020, foram mais de 80 calls,
webinars e reuniões dos fóruns e das forças-tarefa

São espaços de debates, compartilhamento e produção de informações: Inscreva-se

Entrevista: Fóruns de Diálogo são a força por trás das conquistas da Coalizão Brasil

A coordenadora de Relações Institucionais da Coalizão Brasil, Laura Lamonica, explica o papel fundamental dos Fóruns de Diálogo e Forças-Tarefa nas conquistas e avanços do movimento e o desafio de criar ambientes seguros e de confiança para que o debate seja encorajado, com resultados robustos. “Há uma força maior quando você apresenta ao governo uma proposta que já foi chancelada por diferentes setores, que tem apoio do setor privado, do setor financeiro, da sociedade civil e da academia." Leia mais »

Webinar apresenta oportunidades e desafios para silvicultura de nativas no Brasil

No dia 3 de julho, a Força-Tarefa Silvicultura de Nativas, do Fórum de Diálogo Floresta Nativa, promoveu o webinar “Oportunidades e desafios para consolidar a Silvicultura de Espécies Nativas no Brasil”. O objetivo foi engajar membros e não membros no trabalho da FT, com cases bem-sucedidos de silvicultura de nativas. Leia mais »

Informes

Artigos na Página 22 – Confira dois artigos da Coalizão Brasil publicados no último mês na revista, como parte de uma parceria para discutir soluções para a pós-pandemia: “Fome de responsabilidade, colaboração e solidariedade”, de Kalil Cury Filho e Maria Cecilia Cury Chaddad; e “A pandemia e a crise da biodiversidade”, de Braulio Dias e Marina Grossi

Agenda

• Congresso Brasileiro do Agronegócio
3 de agosto, das 9h às 13h30
Realização: Abag
Local: on-line, pelo site e redes sociais da Abag
Inscrições aqui

• Reunião do Grupo Estratégico
2 de setembro, das 14h às 18h
Local: São Paulo

• 8 de outubro de 2020, das 14h às 17h
3ª Reunião do Fórum Agropecuária e Silvicultura
Local: São Paulo

• 28 de outubro de 2020, das 9h às 12h
3ª Reunião do Fórum Floresta Nativa
Local: São Paulo

• 22 de outubro de 2020, das 14h às 17h
3ª Reunião do Fórum Políticas Públicas e Instrumentos Econômicos
Local: São Paulo

• 20 de outubro de 2020, das 14h às 17h
3ª Reunião do Fórum Desmatamento
Local: São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

Geplant
• IGT - Instituto Governança de Terras
• MundoGEO

Desligamento recentes da Coalizão

Observatório do Clima

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br