No 46 - 17 de abril de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

O caminho a escolher após a crise

Em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, a Coalizão Brasil está buscando formas alternativas de prosseguir com suas ações de advocacy e com os diálogos com seus membros e parceiros.

Assim, realizamos, ainda em março, a primeira rodada de reuniões gerais dos Fóruns de Diálogo em encontros virtuais. Foi uma novidade para o movimento, que sempre manteve reuniões presenciais dos fóruns, ainda que com a opção para conexão remota. O resultado foi positivo, com uma média de 50 pessoas participando em cada um dos encontros virtuais e importantes definições de próximos passos.

O mesmo recurso de videoconferências foi usado em diálogos com representantes dos poderes Executivo e Legislativo para tratar de questões como a Medida Provisória (MP) 910, que aborda a regularização fundiária e tem sido um dos grandes focos de atenção da Coalizão e de outras entidades nos últimos meses. No dia 16 de abril, o movimento enviou uma carta aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado solicitando que a MP não fosse pautada para votação, tendo em vista seus riscos para o combate à ilegalidade.

Preocupada com o futuro do Brasil no cenário de pós-pandemia do Covid-19, a Coalizão tem refletido sobre os caminhos que podem ser tomados na agenda de clima, florestas e agricultura, quando esta crise passar. Por isso, o movimento firmou parceria com a revista Página 22 para publicar artigos sobre possíveis soluções para a saída da crise atual, seguindo o viés do desenvolvimento sustentável.

É com esse tipo de pensamento, no horizonte próximo, que a Coalizão Brasil deseja que todos os membros e parceiros estejam bem e em segurança e que possamos superar a crise com solidariedade, ciência e responsabilidade.

Coalizão pede aos presidentes da Câmara e do Senado que a MP 910 não seja votada

A Coalizão vem, desde o início do ano, acompanhando e se posicionando sobre a Medida Provisória 910/2019. Ontem, 16 de abril, o movimento publicou uma carta aberta aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, solicitando que a MP 910 não seja pautada para votação. Segundo a carta, a MP “traz graves impactos sobre o combate à ilegalidade, especialmente à grilagem de terras com consequente crescimento do desmatamento ilegal e dos distúrbios agrários”. Leia mais »

Fóruns de Diálogo realizam primeiras reuniões de 2020

A primeira rodada de reuniões do ano dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil aconteceu nos dias 24 e 25 de março e, pela primeira vez, apenas em formato digital. Houve a participação de 114 representantes de 69 organizações, com uma média de 50 pessoas por reunião. Os fóruns definiram encaminhamentos para o ano. Leia mais »

Coalizão lança Força-Tarefa Rastreabilidade da Carne na Amazônia

Com o objetivo de encontrar soluções reais para o complexo desafio da rastreabilidade da carne na Amazônia, a Coalizão Brasil oficializou, em 6 de abril, uma força-tarefa dedicada ao tema. A rastreabilidade é uma das prioridades da iniciativa Amazônia Possível, da qual a Coalizão é signatária, por ser uma das medidas consideradas como efetiva para garantir o desenvolvimento sustentável da região e coibir atividades ilegais. O primeiro passo será a elaboração de um estudo que aponte os avanços já feitos sobre o tema e onde estão as lacunas atuais. Leia mais »

Crédito para agricultura sustentável é foco de duas Forças-Tarefa da Coalizão

A Coalizão Brasil tem construído diálogos com o governo federal e com os setores financeiro e do agronegócio para direcionar os recursos públicos disponíveis na forma de crédito para a promoção de uma agricultura sustentável. Os esforços estão concentrados em condicionar o crédito rural a produtores que implementaram o Código Florestal e em contribuir para o aprimoramento do Plano ABC. Leia mais »

Informes

Artigo sobre nova economia - O primeiro artigo da Coalizão publicado na Página 22, assinado por Marcelo Furtado, diretor-executivo da Alana Foundation, aborda como fomentar uma nova economia voltada às pessoas e ao meio ambiente. Confira.

Avaliação da COP 25 na revista Agroanalysis – Em março, a publicação da FGV trouxe um artigo assinado por André Guimarães, diretor-executivo do IPAM, e Luiz Cornacchioni, então diretor-executivo da Abag, sobre a participação do movimento na COP 25. A mesma edição trouxe uma entrevista feita pela Coalizão com Gabriel Lui, coordenador do portfólio de Uso da Terra e Sistemas Alimentares do Instituto Clima e Sociedade (iCS), sobre as oportunidades que o Acordo de Paris traz para o campo. Leia aqui.

Agenda

• Climate Emergency & The Future of Food: Transformation of a 1.5°C World
4 a 6 de maio de 2020
Realização: Global Alliance for the Future of Food e Salzburg Global Seminar
Mais informações aqui

• 1ª Plenária da Coalizão em 2020
8 de junho
Local: São Paulo

2ª Reunião do Grupo Estratégico
9 de junho de 2020, das 14h às 18h

Adesões recentes à Coalizão

Belterra Agroflorestas
• CEGAFI - FUP/UnB
• Rizoma Agro
• Black Jaguar Foundation

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br