No 44 - 7 de fevereiro de 2020

NOVIDADES DA COALIZÃO

2020: um ano-chave para a agenda do clima

2020 chegou com expectativas altas. A agenda internacional relacionada às mudanças climáticas teve um primeiro momento-chave no Fórum Econômico Mundial, em Davos, anunciando que o clima entrou de vez no radar de riscos dos investidores e líderes econômicos globalmente. Outros momentos importantes virão no ano do início da implementação do Acordo de Paris, como a realização da COP da Biodiversidade, em outubro, na China, e da COP do Clima, em novembro, no Reino Unido.

A Coalizão Brasil irá construir uma estratégia de próximos passos em 2020 até a COP 26. Como destaca Marcelo Furtado, diretor-executivo da Alana Foundation e ex-facilitador do movimento, em entrevista a este boletim, o Brasil precisa provar que está alinhado às preocupações do mercado e que é um bom destino para se investir.

Essa prova começa pelo combate ao crime na Amazônia. E esse será o tema do evento promovido pelo Ministério Público Federal, com apoio da campanha Seja Legal com a Amazônia, em 19 de fevereiro. O combate ao crime exige também soluções reais para desafios antigos do país, como a regularização fundiária, tema abordado pelos porta-vozes da campanha em artigo no jornal O Estado de S.Paulo.

Os Fóruns de Diálogo seguem dando andamento às atividades necessárias para cumprir com o Plano de Ação do movimento. Foram criadas duas novas forças-tarefa e, na semana que vem, os líderes se reúnem para planejar as ações de 2020.

Porta-vozes da campanha Seja legal com a Amazônia assinam artigo sobre problemas estruturais da regularização fundiária

André Guimarães, diretor-executivo do IPAM, e Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da ABAG, ambos porta-vozes da campanha Seja Legal com a Amazônia, publicaram artigo ontem no jornal O Estado de S.Paulo, no qual abordam os problemas estruturais da regularização fundiária no Brasil, no contexto da recente edição da medida provisória 910. Leia mais »

Coalizão faz balanço da COP 25 e alinha próximos passos na agenda internacional de clima em 2020

Com a participação de cerca de 70 pessoas em um webinar, a Coalizão Brasil realizou um balanço da Conferência do Clima (COP) 25, realizada em dezembro de 2019, em Madri, e definiu os próximos passos do movimento na agenda global do clima, tendo em vista as Conferências da ONU para a Biodiversidade e para o Clima que acontecerão no segundo semestre. Leia mais »

Entrevista: agenda internacional de clima será impulsionada pelos investidores

Para Marcelo Furtado, diretor-executivo do Alana Foundation, presidente do Conselho do WRI Brasil e membro fundador da Coalizão Brasil, o ano começou com uma guinada na agenda climática: os investidores sinalizaram que esse tema passa a ser central em suas estratégias. Cabe ao Brasil provar que é um bom destino desses investimentos e que está alinhado às preocupações do mercado. Leia mais »

Novas forças-tarefa discutirão regularização fundiária e finanças verdes

As novas forças-tarefa tratarão de dois temas que têm ganhado especial relevância nos últimos meses na agenda do uso da terra no país. O grupo de Finanças Verdes abordará os instrumentos creditícios, financeiros e tributários do Artigo 41 do Código Florestal. Já a de Regularização Fundiária tem entre seus objetivos discutir a MP 910/2019 e seus desdobramentos. Leia mais »

Campanha Seja Legal com a Amazônia realiza evento em parceria com Ministério Público Federal sobre combate ao crime na região

Estão abertas as inscrições para o Seminário “Amazônia: Desmatamento, Crime Organizado e Corrupção”, que acontecerá em 19 de fevereiro, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O evento é promovido pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF), com apoio da campanha e da Transparência Internacional - Brasil. Leia mais »

Acompanhe o progresso do Plano de Ação na plataforma on-line

Lançada em dezembro, a Plataforma do Plano de Ação da Coalizão passou por sua primeira atualização, mostrando o status das iniciativas desenvolvidas para cumprir as ações prioritárias. Foram inseridas seis novas tarefas que estão planejadas para os próximos meses, como a criação de uma peça de comunicação com dados do desmatamento e a proposta de um seminário no Congresso sobre Pagamento por Serviços Ambientais. Leia mais »

Informes

Novo artigo da Coalizão na revista Agroanalysis – Diogo Bardal, analista de investimentos da International Finance Corporation (IFC), e Pedro Soares, gerente de Mudanças Climáticas e REDD+ do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), assinam o artigo “Mobilizando capital privado para a economia de baixo carbono”, publicado na revista da Fundação Getulio Vargas. O texto está na coluna “Brasil Agroambiental”, uma parceria da publicação com a Coalizão Brasil. Leia o texto aqui.

Imersão de líderes dos fóruns O primeiro encontro dos líderes dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil em 2020 acontecerá em São Paulo, no dia 11 de fevereiro. O objetivo é elaborar os planos de trabalho dos fóruns para este ano e discutir o papel do movimento para a agenda climática nacional e internacional.

Primeiro encontro anual do GE – O Grupo Estratégico da Coalizão Brasil se reunirá no dia 19 de fevereiro para discutir o planejamento e as diretrizes do movimento para o ano.

Agenda

Seminário "Amazônia: Desmatamento, Crime Organizado e Corrupção"
19 de fevereiro, das 14h às 18h
Local: Brasília
Realização: 4ª CCR/MPF, Campanha Seja Legal com a Amazônia e Transparência Internacional – Brasil
Apoio: Delegação da União Europeia no Brasil
Mais informações aqui

1ª Plenária da Coalizão em 2020
8 de junho
Local: São Paulo

Desligamento recente da Coalizão

Projeto Corredor das Onças

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br