No 42 - 27 de novembro de 2019

NOVIDADES DA COALIZÃO

Clima, florestas e agricultura na COP 25

A COP 25, que acontece entre os dias 2 e 13 de dezembro, em Madri, será estratégica para a agenda global de clima. Nela serão definidas as regras para que o Acordo de Paris entre em vigor a partir de 2020.

A Coalizão irá participar, pela primeira vez da programação oficial da UNFCCC no Agriculture and Forest Day e também será uma das organizadoras dos debates no Brasil Climate Action Hub, contribuindo para as discussões sobre o combate à ilegalidade na Amazônia, financiamento do uso da terra e convergência agroambiental no Congresso brasileiro. A questão do uso da terra, aliás, deverá aparecer com mais força nesta Conferência, afirma Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), em entrevista a este boletim.

Ainda sobre financiamento, o desafio de levar mais crédito e investimento para a promoção de uma agricultura mais sustentável e de baixa emissão de carbono tem sido um importante pilar do movimento, que neste mês participou de workshop e novas reuniões no governo federal sobre o assunto.

O ano se aproxima do fim e teremos a segunda plenária de 2019 da Coalizão em 3 de dezembro. Confira os detalhes abaixo e participe!

Confira a agenda de eventos da Coalizão Brasil na COP 25

O movimento marcará presença na Conferência do Clima, em Madri, que acontece de 2 a 13 de dezembro, promovendo diversos debates sobre sua agenda. Este ano, em especial, será a primeira vez que o movimento participa do dia temático das florestas (parte do Agriculture and Forest Day), dentro da programação oficial da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Mudança do Clima). Leia mais »

Entrevista: uso da terra estará em maior evidência na COP 25

A COP 25 em Madri será estratégica, por constituir a etapa final que definirá as regras para que o Acordo de Paris entre em vigor a partir de 2020. Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público), explica o que se pode esperar desta conferência e afirma que a questão do uso da terra aparecerá com força nos debates. Leia mais »

Coalizão debate o papel do financiamento para uma agricultura sustentável

Os principais resultados do Programa ABC e a necessidade de direcionar o interesse de produtores, compradores e investidores para práticas que se encaixem dentro do conceito de agricultura de baixo carbono (ABC), foram discutidos em workshop realizado no dia 12 de novembro, organizado pela Coalizão Brasil e o Observatório ABC. A Coalizão apresentou por que a inovação no financiamento à agricultura tem sido um dos focos de atuação do movimento. Leia mais »

Novos passos da Coalizão em sua agenda junto ao governo

Nas últimas semanas, a Coalizão Brasil continuou com suas ações de diálogo junto aos ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Defesa (MD) e da Economia (ME). As reuniões envolveram assuntos como destinação de florestas públicas não destinadas, crédito agrícola e grilagem, queimadas e desmatamento na Amazônia. Leia mais »

Coalizão participa de eventos sobre crédito rural, alimentos e comunicação

Em novembro, a Coalizão Brasil participou de importantes eventos para contribuir com debates sobre financiamento agrícola, alimentação sustentável, comunicação, cadeia de valor do açaí e a campanha Seja Legal com a Amazônia. Leia mais »

Informes

Estudo sobre o Plano ABC e o Planaveg: O WRI Brasil, a GIZ e a Coalizão fazem o lançamento do estudo Papel do Plano ABC e do Planaveg na adaptação da agricultura e da pecuária às mudanças climáticas, no dia 28/11, em São Paulo, seguido de debate. O documento será apresentado por Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Inscrições aqui.

Artigos da Coalizão na revista Agroanalysis: Beto Mesquita, da BVRio, e Eduardo Bastos, da Abag, assinam o primeiro artigo da coluna “Brasil Agroambiental”, uma parceria da Coalizão com a publicação da FGV. O tema abordado foi Pagamentos por Serviços Ambientais. Além da coluna, a campanha Seja Legal com a Amazônia foi tema de entrevista com André Guimarães (IPAM) e Marcello Brito (ABAG) na Agroanalysis deste mês. Todos os meses, a página trará conteúdo assinado pelos membros da Coalizão. Veja o artigo aqui.

Agenda

• Seminário Disputa pelo Uso da Água e sua Precificação para o Setor Elétrico
28 de novembro, das 8h30 às 13h
Local: São Paulo
Realização: Instituto Escolhas
Mais informações aqui

• O Brasil na COP 25
28 de novembro
Local: São Paulo
Organização: Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climática Globais (PFPMCG)
Mais informações aqui

• Papel do Plano ABC e do Planaveg na adaptação da agricultura e da pecuária às mudanças climáticas
28 de novembro, das 9h às 11h30
Local: São Paulo
Realização: WRI, Coalizão, GIZ
Mais informações aqui

• Relações governamentais, sustentabilidade e clima
28 de novembro, das 9h às 13h
Local: São Paulo
Realização: Youth Climate Leaders e BMJ
Mais informações aqui

4ª reunião do Grupo Estratégico
2 de dezembro
Local: São Paulo

2ª Plenária da Coalizão em 2019
3 de dezembro
Local: São Paulo
Mais informações aqui

Coalizão na COP 25
2 a 13 de dezembro
Local: Madri, Espanha
Veja a programação da Coalizão aqui

Adesões recentes à Coalizão

Cartica Management, LCC

Facebook Linkedin YouTube twitter Instagram

coalizaobr.com.br