No 32 - 4 de maio de 2018

NOVIDADES DA COALIZÃO

Uma nova mobilização

Uma nova mobilização começa a acontecer na Coalizão Brasil. Com o lançamento dos cinco Fóruns de Diálogo (Floresta Nativa, Agropecuária e Silvicultura, Instrumentos Econômicos, Políticas Públicas e Desmatamento), 90 participantes iniciam os debates que irão resultar em uma visão de longo para o país, que considere todas as oportunidades do uso da terra.

Para isso, os Fóruns precisarão ter conhecimento acerca dos mais importantes dados científicos e o seminário que a Coalizão Brasil irá promover, em 17 de maio, será uma etapa fundamental na construção da visão de longo prazo. Em entrevista para este boletim, Carlos Nobre, membro da Academia Brasileira de Ciências e do Grupo Estratégico do movimento, explica a importância do seminário e a necessidade do setor agrícola de investir mais em ciência e tecnologia.

A Coalizão Brasil também está atenta às oportunidades que o período de eleições poderá representar para a agenda de clima, florestas e agricultura. A Plataforma Eleições 2018 será apresentada na plenária de 13 de junho, em um momento de debate e validação coletiva do material que, depois, será levado aos principais candidatos às eleições.

O movimento avança também em pleitos já conhecidos, como o Sinaflor, que passa a funcionar em escala nacional, embora ainda não conte com todos os estados em sua base de informações. Confira as novidades do mês!

Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil já contam com 90 participantes e realizam suas primeiras reuniões de trabalho

As inscrições para os cinco Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil estão abertas! Até agora, já são 90 inscritos, sendo 40 participantes do Fórum Floresta Nativa, 46 em Agropecuária e Silvicultura, 49 em Instrumentos Econômicos, 40 em Políticas Públicas e 46 em Desmatamento. Faça sua inscrição e saiba como participar da primeira reunião de trabalho dos Fóruns.   leia mais »

Entrevista: Dados científicos relacionados ao uso da terra revelam onde o Brasil precisa focar para combater o desmatamento e aumentar sua produtividade

Membro da Academia Brasileira de Ciências e do Grupo Estratégico da Coalizão Brasil, o professor Carlos Nobre busca promover as informações científicas sobre uso da terra aos membros do movimento. Nesta entrevista, ele fala da importância do seminário “Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação”, que será promovido pela Coalizão Brasil, e sobre a necessidade do setor agrícola de investir mais em ciência e tecnologia.   leia mais »

Documento e carta compromisso para os candidatos às eleições 2018 serão debatidos na plenária de junho da Coalizão Brasil

O Grupo Estratégico está trabalhando em uma versão preliminar do documento que trará propostas da Coalizão Brasil aos candidatos, bem como uma carta compromisso. O documento será enviado a todos os membros até o início de junho, com a expectativa de que seja debatido na próxima plenária, em 13 de junho.   leia mais »

Coalizão Brasil reforça seu apoio ao Sinaflor e sistema começa a funcionar em escala nacional, ainda sem Pará e Mato Grosso

O Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) começa a funcionar em escala nacional, mesmo sem a adesão dos estados do Pará e Mato Grosso. A partir de 2 de julho, os usuários que não usarem o Sinaflor estarão em situação de ilegalidade, ou seja, não conseguirão emitir seu Documento de Origem Florestal (DOF). A integração dos sistemas deverá ser feita até o fim do ano. Recentemente, a Coalizão Brasil refirmou seu apoio ao Sinaflor e a importância desse sistema como ferramenta de transparência e controle da origem dos produtos florestais do país.   leia mais »

Informes

Últimas vagas para o Seminário da Coalizão Brasil: Não deixe de se inscrever no seminário “Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação”.  As vagas estão acabando e o evento será uma oportunidade única para debater dados científicos com alguns dos maiores especialistas no assunto!   Saiba mais »

Participe dos Fóruns de Diálogo da Coalizão Brasil: As inscrições para os cinco Fóruns de Diálogo (Floresta Nativa, Agropecuária e Silvicultura, Instrumentos Econômicos, Políticas Públicas e Desmatamento) estão abertas!   Inscreva-se »

Plenária de junho: A primeira plenária de 2018 da Coalizão Brasil está confirmada para 13 de junho, às 14h, e deverá ser realizada no Teatro Tucarena, em Perdizes, São Paulo. Reserve sua agenda!

Novidades na equipe da Coalizão Brasil: Este mês, damos as boas-vindas a Maiara Beckrich, nova assistente administrativa da equipe da Coordenação Executiva!

Opinião

O futuro da agricultura brasileira: A Embrapa lançou a plataforma “Olhares para 2030”, que reúne projeções e expectativas de caminhos para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, segundo a opinião de lideranças e especialistas. Marcelo Furtado, cofacilitador da Coalizão Brasil, assina o artigo "Uso da terra: o nexo entre clima, florestas e agricultura"  Confira »

Agenda

• Reunião inicial do Fórum Agropecuária e Silvicultura
9 de maio de 2018, das 9h às 13h
Local: Instituto Arapyaú
Av. Nove de Julho, 5617 – 3º andar, Jardim Paulista, São Paulo/SP
Saiba mais

• Reunião inicial do Fórum Políticas Públicas
10 de maio de 2018, das 14h às 18h
Local: UNICA
Av. Brig. Faria Lima, 2179 - 10º andar, Jardim Europa - São Paulo/SP
Saiba mais

• Reunião inicial do Fórum Floresta Nativa
10 de maio de 2018, das 9h às 13h
Local: Instituto Arapyaú
Av. Nove de Julho, 5617 – 3º andar, Jardim Paulista, São Paulo/SP
Saiba mais

• Seminário "A Evolução do Comportamento Ambiental dos Grandes Agricultores: identidade, valores e adoção de boas práticas"
14 de maio de 2018, das 9h30 às 12h
Realização: GVAgro
Local: FGV EESP
Endereço: Rua Itapeva, 474 - 6º andar, Bela Vista - São Paulo/SP
Inscrições aqui

• Seminário "Agropecuária e a dinâmica de cobertura e uso da terra: dados científicos e sua aplicação"
17 de maio de 2018, das 8h30 às 19h
Local: Auditório do Santander - São Paulo-SP
Programação completa aqui

• Encontro Internacional sobre Clima e Segurança
18 de maio de 2018, das 8h30 às 16h30
Realização: iCS e Embaixada da Alemanha no Brasil
Local: Centro de Convenções RB1
Endereço: Av. Rio Branco, 1 - Centro, Praça Mauá - Rio de Janeiro-RJ
Programação completa e inscrições aqui

• Reunião do Grupo Estratégico
4 de junho de 2018, das 14h às 18h
Local: São Paulo

• 1ª Plenária da Coalizão em 2018
13 de junho de 2018, das 14h às 18h
Local: Teatro Tucarena
Perdizes, São Paulo

Adesões recentes à Coalizão

• GITEC Brasil Consultoria Socioambiental
• Conserve Brasil

coalizaobr.com.br