No 22 - 17 de maio de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

Diálogo constante

Escolher o melhor caminho a seguir não é uma tarefa trivial. Nessas horas, unir esforços é fundamental para tomar decisões acertadas. Após quase dois anos de conquistas e aprendizados, a Coalizão Brasil realizou uma oficina com organizações-membro para repensar seus objetivos e a melhor forma de se organizar para alcançá-los. Representantes de todos os grupos de trabalho e instâncias de governança da Coalizão reservaram um dia inteiro para debater os rumos e o desenho organizacional do movimento.

O exercício do diálogo inspirou também a realização de eventos em Belém e Manaus, buscando uma maior proximidade com organizações que atuam na região amazônica, para entender seus pleitos e compreender os desafios do território. A cada dia, o valor dos espaços coletivos se torna mais evidente a todos os atores envolvidos na agenda do desenvolvimento de baixo carbono. Diálogo é a palavra de ordem!

Coalizão Brasil faz encontro com organizações que atuam na região amazônica

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura realizará dois encontros com organizações que atuam na região amazônica. O primeiro será em Belém (PA), no dia 18 de maio, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). No dia seguinte, 19 de maio, será realizado o segundo encontro em Manaus (AM), na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)  leia mais »

Organizações-membro da Coalizão se reúnem para debater caminhos do movimento

A Coalizão Brasil realizou uma oficina de trabalho com alguns de seus membros no dia de 16 de maio, como uma das etapas para a construção do novo mapa de caminhos para os objetivos do movimento   leia mais »

MapBiomas lança dados inéditos sobre cobertura e uso do solo

Lançada no dia 28 de abril, em Brasília, a segunda coleção de mapas do MapBiomas trouxe dados inéditos sobre as transformações do território brasileiro ao longo do século XXI, com imagens de satélite que vão de 2000 a 2016   leia mais »

Entrevista: O futuro da produção de alimentos

Ciniro Costa Junior, analista de Clima e Cadeias Agropecuárias do IMAFLORA e membro do Grupo de Trabalho de Agricultura de Baixo Carbono (GT ABC) da Coalizão Brasil, representou o movimento em eventos internacionais sobre o futuro da produção de alimentos e compartilha os principais desafios desse tema em entrevista exclusiva   leia mais »

GT ABC realiza reunião com atores chave da assistência técnica no campo

Em uma reunião no dia 27 de abril, o Grupo de Trabalho de Agricultura de Baixo Carbono (GT ABC) da Coalizão apresentou seu posicionamento sobre assistência técnica e difusão de tecnologia a importantes atores envolvidos nessa agenda: o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) e a Embrapa   leia mais »

Confirme sua presença na reunião plenária, que irá celebrar os dois anos da Coalizão

Participe da primeira reunião plenária de 2017 da Coalizão Brasil, no dia 7 de junho, a partir das 13h30, em São Paulo, na Sala Crisantempo. O encontro terá como tema a comemoração de dois anos do movimento, com debates sobre as conquistas e desafios da agenda de economia de baixo carbono no país. Participe! Vagas limitadas   leia mais »

Opinião

HUFFPOST 8 de maio | Elizabeth Farina, diretora presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, instituição líder do Grupo de Trabalho de Bioenergia destaca a importância da eletricidade da cana para além da energia limpa  leia mais »

Informes

Campanha Reserva Legal | A Coalizão Brasil apoia a campanha "Que Reserva Legal Queremos na Mata Atlântica", iniciativa do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica que tem como objetivo desconstruir mitos e lendas que cercam esse debate e criar um ambiente mais favorável a investimentos. Se você tem interesse na agenda de recuperação ambiental brasileira, veja mais detalhes sobre a campanha e responda ao questionário com a sua opinião   Confira »

Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas | A Coalizão Brasil, em nome da Câmara Temática (CT) de Florestas, Biodiversidade, Agricultura e Pecuária do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), convida seus membros a participar de uma pesquisa sobre estudos e iniciativas que contribuem diretamente para o alcance da meta climática brasileira. Este mapeamento tem como objetivo servir de referência para o desenho de cenários para a implementação da NDC. O prazo para responder ao formulário termina dia 24 de maio   Acesse »

Congresso SER2017 | A Sociedade de Restauração Ecológica (SER) realizará sua sétima conferência bienal mundial em Foz do Iguaçu, Paraná, de 27 agosto a 1 setembro de 2017, com apoio institucional da Coalizão Brasil. Com um público estimado em mais de 1.500 pessoas, o tema da conferência será “Conectando a Ciência e a Prática para um Mundo Melhor”  Confira »

Agenda

Encontro Coalizão Brasil e organizações da região amazônica - Belém
18 de maio - evento aberto de 9h00 às 11h30 / evento exclusivo para membros da Coalizão de 13h00 às 15h20
Local: NAEA – Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Endereço: Av. Perimetral, Número 1 - Guamá, Belém – PA
Inscrições: escreva para admin@coalizaobrasil.org

Encontro Coalizão Brasil e organizações da região amazônica - Manaus
19 de maio - evento aberto de 9h00 às 11h30 / evento exclusivo para membros da Coalizão de 13h00 às 15h20
Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
Endereço: Rua Álvaro Braga, 351 - Parque 10 de Novembro, Manaus-AM
Inscrições: escreva para admin@coalizaobrasil.org

Lançamento de Estudos do Observatório de Agricultura de Baixo Carbono – GVAgro
30 de maio - das 14:30 às 17:30
Local: FGV/EESP
Endereço: Rua Itapeva, 474 - 6º andar / auditório

Primeira reunião plenária + Comemoração de dois anos da Coalizão
7 de junho - de 13h30 às 19h
Local: Sala Crisantempo
Endereço: Rua Fidalga, 521, Vila Madalena, São Paulo
Inscrições: escreva para admin@coalizaobrasil.org

Reunião do Grupo Estratégico
8 de junho - 14h
Local: a definir

coalizaobr.com.br