No 18 - 3 de fevereiro de 2017

NOVIDADES DA COALIZÃO

O futuro pede união e planejamento

Em 2017, a Coalizão Brasil realizará duas plenárias, uma por semestre, que terão como objetivos aprovar iniciativas e ações do movimento junto aos membros, bem como apresentar os resultados de sua atuação. As plenárias são abertas a todos os interessados, integrantes, ou não, do movimento. Coloque na agenda: 7 de junho e 6 de dezembro, ambas às 14h. O local ainda será definido em São Paulo. Esses encontros — em menor número do que no ano passado, quando houve quatro reuniões — serão mais robustos e estratégicos. E quanto maior a adesão dos membros, mais positivo será o resultado.

Além das duas plenárias, estão previstos diversos debates e workshops, ao longo do ano, em torno de temas relevantes para o avanço da agenda da economia de baixo carbono. Serão pautados pelas metas que os Grupos de Trabalho (GTs) da Coalizão estabelecerem para 2017, ou conforme as necessidades identificadas. Os debates visam encaminhamentos que resultem em ações concretas, como posicionamentos do movimento divulgados à sociedade e ao governo. Em 2016, houve discussões sobre alternativas de compensação de Reserva Legal, planejamento de paisagens sustentáveis e modelos econômicos e financiamento para restauração florestal, para citar algumas.

Todos que desejarem incluir algum tema na lista de debates para 2017, podem enviar sugestões à secretária executiva, Luana Maia (luana.coalizao@cebds.org). Os assuntos devem estar alinhados com os objetivos dos GTs. O ano está só começando e não nos faltam desafios. Não podemos perder de vista que, unidos, sempre somos mais fortes em busca de soluções para nossas causas. Vamos em frente!

Novo modelo de governança fortalece integração entre membros

A Coalizão conta agora com um Grupo Estratégico (GE) e um Grupo Orientador (GO) restruturado, além dos oito GTs, da secretaria executiva e do facilitador. A interação e integração entre os grupos será fundamental para a elaboração de posicionamentos, atividades de cooperação internacional e ações de advocacy   leia mais »

Rachel Biderman destaca avanços da agenda de restauração

A diretora do WRI Brasil comenta o decreto da Proveg, assinado em janeiro pelo presidente Temer, e explica como a Coalizão tem atuado para essa e outras conquistas na área de restauração e reflorestamento. Ela também enumera pontos-chave no caminho para a economia de baixo carbono   leia mais »

Política nacional de restauração requer diálogo contínuo

A criação da Proveg (Política Nacional de Recuperação de Vegetação Nativa) traz mais segurança para investidores e fortalece iniciativas de restauração. Porém, é preciso manter o diálogo para implementá-la, avalia Miguel Calmon, gerente sênior da IUCN e membro do GT de Restauração e Reflorestamento da Coalizão   leia mais »

Ministro do Meio Ambiente e presidente do Ibama visitam área de manejo florestal

A convite da Coalizão Brasil, José Sarney Filho e Suely Araújo visitarão uma área de manejo florestal mantida pela Precious Woods, em Itacoatiara (AM), em 8 de fevereiro. O objetivo é mostrar às autoridades o potencial e a viabilidade da produção de madeira legal   leia mais »

Em Yale, Coalizão é citada como exemplo de engajamento multissetorial

Durante conferência da International Society of Tropical Foresters (ISTF), em janeiro, na Yale School of Forestry & Environment, Carlos Roxo, membro do Comitê de Sustentabilidade da Fibria, destacou a Coalizão como exemplo de engajamento de diferentes segmentos no tema de florestas, agricultura e clima   leia mais »

Ipam aponta importância do Código Florestal para enfrentar o desmatamento

O Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (Ipam) apresentou, no início do ano, uma análise sobre os números do desmatamento divulgados pelo governo e destacando a importância da implementação do Código Florestal   leia mais »

Agenda

9/2 – Reunião do Grupo Orientador. Das 14h às 18h. No Instituto Arapyaú, em São Paulo (SP)

21 e 22/3 – Assembleia Geral TFA 2020. Em Brasília (DF). Mais informações aqui

7/6 – Primeira reunião plenária. Às 14h. Em São Paulo (SP)

6/12 – Segunda reunião plenária. Às 14h. Em São Paulo (SP)

Participe dos grupos de trabalho

São oito GTs, divididos em: Agricultura de Baixo Carbono; Bioenergia; Código Florestal; Cooperação Internacional; Economia da Floresta Tropical; Logística; Restauração/Reflorestamento; Valoração e Serviços Ecossistêmicos. Caso queira fazer parte de um ou de mais GTs, envie mensagem para luana.coalizao@cebds.org

coalizaobr.com.br