No 14 - 21 de outubro de 2016

NOVIDADES DA COALIZÃO

Do papel para a realidade

A terceira plenária do ano, em 6 de outubro, foi marcada pela avaliação das realizações e prioridades da Coalizão. A escuta dos integrantes presentes trouxe reforço para a continuidade das atividades, com valorização da confiança compartilhada e reforço ao compromisso de entregas dos grupos de trabalho (GTs).

A Coalizão segue para encaminhar o planejamento de 2017, e marcar presença na COP 22, em Marrakesh. Enquanto isso, a mobilização continua intensa, com diversos debates: Reserva Legal, planejamento de paisagens sustentáveis, pesquisa e financiamento em restauração com espécies nativas foram alguns dos temas mais recentes. E mais: na próxima segunda-feira (24/10), o GT ABC capitaneia a mesa-redonda "Assistência técnica, difusão de tecnologia e financiamento: caminhos para a consolidação da agropecuária de baixo carbono", em Brasília, com o apoio do Ministério da Agricultura. Nas palavras de Marcelo Furtado, durante a plenária: “A sociedade tem uma expectativa de que acordos no papel se tornem realidade, e transformar papel em realidade é um desafio que nos cabe". Vamos em frente!

Plenária aponta que confiança e advocacy são forças da Coalizão Brasil

Os participantes da terceira plenária afirmaram que o movimento teve êxito na construção de um ambiente de confiança em meio à diversidade de seus membros. Essa capacidade leva a uma atuação relevante em advocacy. Uma virtuosa discussão sobre os GTs e as prioridades vindouras completaram a agenda   leia mais »

Na segunda-feira, debate sobre assistência técnica para agricultura de baixo carbono, em Brasília

Na próxima segunda (24/10), o GT ABC coloca em debate os caminhos para suprir a carência de conhecimento do produtor rural sobre práticas da agropecuária de baixo carbono. O debate acontece em Brasília, no auditório do Ministério da Agricultura, que apoia o evento   leia mais »

Planejamento de paisagens sustentáveis conecta propostas

A primeira roda de conversa sobre planejamento de paisagens realizada pela Coalizão mostrou que o tema é de grande relevância, uma vez que se revelou transversal às propostas do movimento e à atuação dos GTs. Nova reunião será agendada para aprofundar os entendimentos e ações futuras   leia mais »

Entrevista: plataforma de P&D aumentará produtividade de espécies nativas

Alan Batista, analista de investimentos do WRI, explica como funcionará a plataforma de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) desenvolvida pelo projeto Verena em conjunto com o GT de Restauração e Reflorestamento. Não se trata apenas de aumentar a produtividade das espécies nativas   leia mais »

Workshop aborda modelos econômicos e financiamento para restauração

Equipes do projeto Verena e do GVces, em parceria com a Febraban, apresentaram Modelos de restauração florestal de espécies nativas com fins econômicos e o financiamento para recuperação de áreas de Proteção Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) em workshop realizado em 30 de setembro   leia mais »

Grupo aprimora documento sobre compensação de RL

A Matriz de Alternativas de Compensação em Reserva Legal, foi aperfeiçoada no segundo debate dedicado ao tema. O documento busca auxiliar o entendimento de atributos e lacunas de cada alternativa e apresenta propostas de encaminhamento para abordar essa complexa questão   leia mais »

Coalizão promove debate na COP 22

O painel "The role of Brazil, agriculture and forestry in the Paris Agreement agenda" acontece em 17 de novembro, na área oficial (blue zone) da COP 22, em Marrakesh. A mesa contará com especialistas brasileiros e estrangeiros para falar dos desafios e do potencial do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono   leia mais »

Novo GT quer criar ferramenta para tomadas de decisão em logística

O GT de Logística teve a primeira reunião formal de trabalho em 5 de outubro, sob a liderança de Cargill, TNC e Grupo Libra. Uma das ambições é elaborar ferramentas que permitam melhores tomadas de decisão no setor, considerando as premissas da baixa emissão de carbono   leia mais »

Agenda

24/10 - Mesa-Redonda: Assistência Técnica, Difusão de Tecnologia e Financiamento: Caminhos para a Consolidação da Agropecuária de Baixo Carbono. Das 13h às 18h. No Ministério da Agricultura, em Brasília (DF). Veja a programação completa aqui

17/11 - The role of Brazil, agriculture and forestry in the Paris Agreement agenda. Das 16h45 às 18h15. Room Bering (150), Blue Zone - COP 22, em Marrakesh

Adesões recentes à Coalizão

Fundação Instituto de Administração (FIA) e Bela Vista Florestal

coalizaobr.com.br