No 13 - 29 de setembro de 2016

NOVIDADES DA COALIZÃO

Reflexões sobre o futuro e temas-chave levados ao público

A Coalizão Brasil acaba de estrear um blog próprio no Huffington Post Brasil. Posts exclusivos assinados pelo movimento convidarão o leitor a conhecer e a participar do importante debate da economia de baixo carbono. A ação é parte das atribuições do movimento: manter a sociedade informada sobre suas iniciativas e sobre o que governo, setor privado, organizações da sociedade civil e academia estão fazendo para concretizar as mudanças necessárias na área de clima, florestas e agricultura. Outros canais de comunicação são o Facebook e o site, este último recém-reformulado.

Enquanto veicula dados sobre temas-chave da agenda do clima, a Coalizão também continua a trabalhar neles. Setembro foi marcado por uma reunião dos líderes dos GTs com o Grupo Orientador e por conversas sobre REDD+ e desmatamento líquido zero no Pará, entre outras atividades. Os resultados foram novas reflexões sobre prioridades, troca de informações e busca por mais sinergias, sempre avançando, rumo a um desenvolvimento mais sustentável, justo e competitivo.

Avanços e reorganização de foco na reunião de líderes dos GTs e GO

A apresentação de avanços e próximos passos das equipes marcou a terceira reunião de 2016 entre líderes dos Grupos de Trabalho (GT) e integrantes do Grupo Orientador (GO) da Coalizão Brasil, no dia 19 de setembro, em São Paulo (SP). Houve ainda um importante diálogo acerca da atuação simultânea da Coalizão em várias frentes. Nas conversas, a necessidade de refletir mais uma vez a respeito da visão do que deveria ser a agenda do país e da reorganização de prioridades do movimento   leia mais »

Mauricio Voivodic explica como a transparência leva à madeira legal

Promover a transparência de dados no setor madeireiro de florestas nativas é o objetivo mais imediato do GT de Economia da Floresta Tropical, pois isso levará ao combate à ilegalidade nessa cadeia produtiva. “Com a transparência de dados, geraremos inteligência para o seu uso e estabeleceremos uma conversa com governos sobre outras pautas da agenda florestal nessa rota de manejo sustentável”, diz Mauricio Voivodic, gerente de projetos do Imaflora   leia mais »

Governo do Pará apresenta programa de desmatamento líquido zero

No dia 16 de setembro, a Coalizão reuniu-se, em São Paulo (SP), com Adnan Demachki e Justiniano Netto, respectivamente secretários de Desenvolvimento Econômico e do Programa Municípios Verdes do Pará, para discutir o programa de desmatamento líquido zero até 2020 do estado e identificar pontos de sinergia com o movimento. O resultado do encontro foi considerado positivo   leia mais »

Reuniões aprofundam temas-chave para propostas da Coalizão

Os membros da Coalizão seguem atentos às discussões sobre questões fundamentais para a execução de suas propostas e da agenda de baixo carbono no Brasil. Na pauta, temas como REDD+, Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e logística de baixo carbono   leia mais »

Ações que promovem restauração e reflorestamento em escala

O GT de Restauração e Reflorestamento apresentou, em webinar realizado no dia 26 de setembro, suas três frentes de ação para dar escala ao setor: desenvolvimento de plataforma online de monitoramento de fatores críticos para viabilização de programas de restauração e reflorestamento; capacitação de agentes dessa cadeia; e plataforma de Pesquisa e Desenvolvimento de silvicultura de espécies nativas   leia mais »

Plataforma calcula quanto custa recuperar florestas

O Instituto Escolhas lançou uma plataforma digital que ajuda a estimar o valor necessário para recuperar áreas de floresta nas propriedades rurais brasileiras e o retorno econômico que essa floresta poderia gerar. A ferramenta foi inspirada em estudo encomendado pela Coalizão   leia mais »

Agenda

29/9 - Segundo Debate sobre Reserva Legal. Das 14h às 17h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

30/9 - Workshop: Modelagem Econômica para o Reflorestamento com Espécies Nativas – Projeto Verena. Das 9h às 12h30. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

6/10 - Terceira Reunião Plenária da Coalizão. Das 9h às 13h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

6/10 - Debate Sobre Planejamento de Paisagens Sustentáveis. Das 14h30 às 18h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP)

24/10 - Mesa-Redonda: Assistência Técnica e Difusão de Tecnologia e Financiamento: Caminhos para a Consolidação da Agropecuária de Baixo Carbono. Das 13h às 18h. No Ministério da Agricultura, em Brasília (DF)

17/11 - Evento da Coalizão na COP 22 (tema e formato ainda em definição). Das 16h45 às 18h15. Em Marrakesh, no Marrocos

Adesões recentes à Coalizão

Audisat Sensoriamento Remoto e EDLP - Estação da Luz Participações

coalizaobr.com.br