No 12 - 12 de setembro de 2016

Novidades da Coalizão Brasil

Com a ratificação, uma jornada crucial e grandiosa

Quase um ano após apresentar à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima a contribuição do país (INDC) para o combate às mudanças climáticas, o governo brasileiro ratificou nesta segunda-feira o Acordo de Paris. Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o presidente Michel Temer formalizou esse passo decisivo rumo à economia de baixo carbono (leia aqui).

Vários membros da Coalizão estiveram presentes e celebraram o momento histórico: temos uma NDC, sem o “i”, de intenção. Agora, o documento do Brasil será enviado para ONU, seguindo o processo formal de adesão ao Acordo. E, o mais importante, cabe ao governo, em conjunto com a sociedade civil, planejar como implementará os compromissos assumidos.

Na semana passada, o novo relatório analítico do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima, mostrou que o Brasil precisa ajustar os patamares de redução de emissão expressos na NDC.

Seguindo a metodologia de cálculo do Terceiro Inventário Nacional, temos de atingir 53% em 2025 e 57% em 2030, em relação às emissões de 2005. Em valores absolutos, os limites máximos respectivos devem ser de 1,3 bilhão e 1,2 bilhão de toneladas de CO2e anuais.

Além de ajustar números, mais do que nunca, o Brasil terá de criar condições para lidar com as emissões de GEE em todos os setores da economia. O fato é que a Coalizão tem uma capacidade mobilizadora fundamental para colocar o país na nova ordem econômica global do século 21. Não podemos e não vamos perder essa oportunidade. A Coalizão está à disposição do país para definir o caminho que transformará a NDC em realidade.

Celina Carpi explica proposta para GT de logística

Integrantes da Coalizão propuseram a criação de um novo Grupo de Trabalho (GT), voltado para a logística nos setores de agropecuária e florestas. A ideia é que a logística de baixo carbono complementaria a agenda da Coalizão. “Precisamos verificar se há um objetivo concreto e que ele avance na agenda da Coalizão”, explica Celina Carpi, em entrevista. O tema será abordado na Conferência Ethos 360o   leia mais »

GT de Cooperação Internacional atua pelo fim do desmatamento

Isabella Vitali, diretora Brasil do Proforest e líder do GT de Cooperação Internacional, conduziu o segundo webinar dos grupos de trabalho da Coalizão, em 31 de agosto. Isabella contou como o GT vem atuando, explicou seus rumos futuros e que os compromissos internacionais de empresas com o desmatamento zero em suas cadeias produtivas ganharam impulso especial recentemente   leia mais »

Coalizão participa de evento mundial da IUCN

Marcelo Furtado, diretor executivo do Instituto Arapyaú, e Rachel Biderman, diretora do WRI Brasil, representaram a Coalizão no World Conservation Congress, da IUCN, que aconteceu no Havaí entre 1º e 10 de setembro. Trata-se da mais alta instância deliberativa da entidade e contou com cerca de dez mil pessoas, de 192 países   leia mais »

Agenda

19/9 - Reunião de líderes dos GTs e GO. Das 14h às 18h. Em São Paulo (SP)

19/9 a 25/9 - Climate Week, em Nova York. Mais informações aqui

20 e 21/9 - Conferência Ethos 360o São Paulo. Dia 20, das 9h20 às 19h; dia 21, das 9h às 18h. No Transamerica Expo Center, em São Paulo. Mais informações aqui

26/9 - Webinar "Diálogo com o GT Restauração e Reflorestamento". Das 10h às 10h45

29/9 - Segundo debate sobre Reserva Legal. Das 14h às 17h. Na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo. Faça a sua inscrição enviando um e-mail para admin.coalizao@cebds.org. Saiba como foi a primeira conversa sobre o tema aqui

Adesões recentes à Coalizão

Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo e Observatório da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono



coalizaobr.com.br