No 9 - 12 de julho de 2016

Novidades da Coalizão Brasil

Como um rio, a história não para. E requer protagonismo

A Coalizão Brasil encerrou o semestre com uma plenária de casa cheia, em 30 de junho, na Sociedade Rural Brasileira, em São Paulo (SP). Mais de 70 pessoas prestigiaram a reunião, em que se falou de governança e de ação prática.

Os resultados iniciais de uma pesquisa online ratificaram parâmetros sobre a composição do Grupo Orientador (GO), os perfis de seus integrantes, bem como de quem atua nos Grupos de Trabalho (GTs) e do facilitador. No curso dos últimos meses, os GTs se articularam, definiram objetivos e mostraram em detalhes como pretendem tornar realidade as metas do ano.

No mesmo dia, estudo divulgado pela Nasa (a Agência Espacial Americana) e pela Universidade da Califórnia indicava que a Amazônia deve ter recorde de queimadas em 2016. Em parte, pelo fenômeno El Niño – que eleva as temperaturas no mundo inteiro e deixa a Amazônia e o Nordeste mais secos. Em parte, por condições que favorecem a disseminação do fogo, como a exploração descontrolada de madeira, que deixa o solo com troncos e folhas mortas. Mais um entre os vários sinais de que é preciso agir de imediato.

Em webinar em 6 de julho, o GT Economia da Floresta Tropical apresentou soluções para transparência no setor da madeira de florestas nativas. E mesmo no momento de transição política atravessado pelo país (e apesar dele), a Coalizão continua sua missão em prol da economia de baixo carbono. As ações de advocacy estão a pleno vapor, em encontros com importantes lideranças do governo.

Lá fora, em 21 de julho, o movimento apresentará seu modelo no COFO 23, o encontro do Comitê de Silvicultura da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, que acontecerá em Roma. Vamos em frente!

Governança e capacidade de entrega norteiam plenária de junho

Mais de 70 pessoas participaram da segunda plenária de 2016. Ela focou nos critérios de governança e na capacidade de realização do movimento. Os líderes de cada Grupo de Trabalho contaram como vão atuar para cumprir os objetivos de 2016    leia mais »

Na estreia dos webinars, soluções para o combate à madeira ilegal

Os GTs vão promover webconferências mensais para tratar do progresso de suas agendas. A primeira ficou a cargo de Maurício Voivodic, líder do Economia da Floresta Tropical. Ele apresentou soluções para transparência no setor da madeira de florestas nativas   leia mais »

GT de Advocacy intensifica agenda de reuniões com governo

A Coalizão Brasil tem realizado uma série de encontros com lideranças do governo, a exemplo do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (foto), o coordenador de Florestas e Borracha do Ministério da Agricultura, Fernando Castanheira, e a presidente do Ibama, Suely Araújo   leia mais »

Coalizão apresenta seu modelo de trabalho no COFO 23, em Roma

Em 21 de julho, das 14h às 17h, em Roma, na Itália, a Coalizão apresenta seu modelo de trabalho durante o COFO 23, encontro do Comitê de Silvicultura da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). São cinco painéis e um debate   leia mais »

Agenda

21/7 - Evento The innovative multi-stakeholder approach for low-carbon economic development in Brazil – the case of the Brazilian Coalition on Climate, Forests and Agriculture. Das 14h às 17h, no Cofo 23 - Committee on Forestry, da FAO, em Roma, Itália

29/7 - Reunião do Grupo Orientador e líderes dos GTs. Das 14h às 18h, na Unica, em São Paulo

Agosto - Webinar "Diálogo com GT Cooperação Internacional" (data e horário a confirmar)

Adesões recentes à Coalizão

BASF e Reservas Votorantim



coalizaobr.com.br