No. 1 - Setembro de 2015

Novidades da Coalizão Brasil

Coalizão Brasil: em dois meses, avanços em
várias frentes

Desde o lançamento oficial da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, em junho, o movimento deu passos relevantes, sempre com o intuito de abrir caminhos para a economia de baixo carbono e para o desenvolvimento sustentável. Já ocorreram encontros profícuos com líderes governamentais, nos âmbitos nacional e internacional. Os diferentes grupos têm aprofundado as propostas, com apoio em estudos científicos e análises econômicas.

Pautas construtivas com lideranças do governo

Para a Coalizão Brasil, fortalecer o fluxo de diálogos com o governo é crucial. Conversas realizadas nos ministérios do Meio Ambiente, da Fazenda, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores mostraram bom alinhamento com as propostas do movimento e deixaram portas abertas para outras interlocuções   leia mais »

Obama, Merkel e FAO na agenda da Coalizão Brasil

Reuniões prévias entre a Coalizão Brasil e equipes do governo federal precederam os anúncios dos acordos relacionados à mudança do clima entre o Brasil e os Estados Unidos e com a Alemanha. Veja também como foi o contato com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura)   leia mais »

União inédita de diferentes forças produtivas

A Coalizão tem ganhado destaque por sua iniciativa única no mundo: buscar a convergência entre diferentes setores (agropecuário, empresarial e organizações da sociedade civil). O movimento já ultrapassou uma centena de adesões em sua missão de combate às mudanças do clima, baseada em uma economia mais produtiva e sustentável   leia mais »

Conheça a estrutura do movimento multi stakeholder

A Coalizão é dividida em cinco Grupos de Trabalho (GTs) e um grupo orientador (GO). Eles formulam propostas, fazem a interlocução com lideranças políticas e empresariais no Brasil e no exterior e elaboram análises econômicas. Para garantir boa comunicação e transparência, acontecem reuniões semanais para atualização, além de encontros periódicos dos GTs (Propostas, Advocacy Nacional, Advocacy Internacional, Economistas, Comunicação)   leia mais »

Sinergia e avanços na terceira reunião de aprofundamento

O terceiro encontro do GT de Propostas aconteceu em 31 de agosto, na sede da Ibá, a Indústria Brasileira de Árvores, na capital paulista. Representantes de cinco dos nove subgrupos que compõem esse GT mostraram como têm avançado no aprofundamento das propostas e análises econômicas e ainda falaram da importância de viabilizar sugestões para as metas que o Brasil deverá apresentar (INDC) para o acordo de Paris   leia mais »

Na agenda de setembro

7 a 11 – World Forestry Congress, da FAO, em Durban, África do Sul

21 a 28 – Climate Week, em Nova York, Estados Unidos

Reserve a data: 9/10, das 9h às 13h, em São Paulo (SP) – plenária da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura